Planejamento utilizando o Hipertexto

Planejamento utilizando o Hipertexto

Trabalhando As Vitaminas dos Alimentos em Inglês

Atividade de Inglês : Buscando os tipos de vitaminas encontradas nos alimentos.

Utilização do recurso tecnológico - Laboratório de Informatica do Colégio Dom Orione

Turmas : 7º anos.

Período: 22/06/2010

Atividade planejada junto com a professora Adriana M. de Sousa

Sites de busca para contextualização do assunto da unidade 4 do livro English Information.


http://www.lifeclinic.com/focus/nutrition/vitamin-a.asp

http://free-translator.imtranslator.net/speech.asp

Conteúdo:
- Textos variados informativos, propagandas sobre as vitaminas dos alimentos;
- Produção textual;
- Utilização da internet relacionando ao conteúdos.


Objetivos:
- Apresentar aos alunos textos variados como a propaganda de alimentos e suas vitaminas em inglês.
- Utilizar a ferramenta língua inglesa na produção textual, tendo como gênero a propaganda.
- Oportunizar o conhecimento dos conteúdos apresentados (como textos informativos- propaganda), utilizando o laboratório de informática.


- Promover a utilização da internet para a busca dos sites que o próprio material didático do aluno sugere, em complemento a unidade trabalhada.

Metodologia:

Para iniciar será colocado na lousa as orientações da atividade ( utilização dos sites sugeridos pela unida As orientações irão sugerir passo a passo o que os alunos farão desde sua saída em dupla para utilizar a maquina( computador), até seu manuseio durante as explicações sobre o que irão ver na internet. Logo o professor dará as orientações como clicar no navegador mozila firefox, ir até os favoritos para uma busca rápida, perceber a página em inglês, sendo que o professor fará uma leitura traduzida, de trabalhada, no caso a unidade 4 do livro English Information., no qual os alunos escreverão antes da ida ao laboratório. bem como explicações sobre o texto que tratará das vitaminas, observando ainda na página links que darão acesso a outra página de informações. Os alunos sob orientação irão abrir a página 46 do livro para compararem o site de busca sugerido pela unidade, percebendo assim que o assunto na internet é um complemento do próprio conteúdo. Por ultimo foi sugerido que os alunos anotassem o que viram na página. Tal atividade teve explorações anteriores em sala, com produção textual em sala em inglês com uso do dicionário, seguida de apresentações orais.


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

CONCEITOS DE CURRICULO

Com os avanços das tecnologias estas passaram a englobar a

educação de modo sistemático no processo ensino aprendizagem de modo

potencializar mudanças na aprendizagem no ensino e na gestão em sala de aula.

Conceituando currículo é a construção social, cultural e histórica que envolve conhecimento, poder, tomada de decisão produção de identidades e de conhecimentos resultantes dos diverso processos individuais e globais de construção mentais influenciados pelas relações sociais.

Quanto as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo tem sido no sentido de trabalhar com projetos no processo ensino aprendizagem e esporadicamente no plano de aula do professor, portanto a formação inicial e continuada do professor é a melhor forma de integrar as tecnologias no currículo, o mesmo precisa de uma interação maior para aprender a lidar com as multimídias e por sua vez colocá-las em prática na sala de aula.

Para desenvolver projetos no âmbito do currículo é necessário que haja mudanças na concepção de ensino aprendizagem e conseqüentemente na postura do professor, por que não basta conhecer os procedimentos e métodos para desenvolver projetos, mas a complexidade que envolve a realidade da sala de aula no contexto escolar. Entretanto, conclui-se que trabalhar com os alunos usando as multimídias é estimulante quando se prepara uma boa aula com objetivos claros há uma interação maior do aluno nas atividades propostas.

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuiçoes das tecnologias

Possíveis Mudanças e possibilidades de Contribuições das Tecnologias

A expansão da internet propiciou a disseminação de cursos a distância pelo mundo, o novo paradigma produtivo acompanha o processo de internacionalização da economia, e a globalização do processo produtivo, trazendo modificações no processo de produção, no perfil do trabalhador, nas relações de trabalho, nos hábitos de consumo, e integrando-se aos avanços tecnológicos e o novo modelo de produção, desenvolvimento e a qualificação profissional no processo midiático educacional.

Contudo, possibilita a oportunidade de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas, propiciar a construção de conteúdos referentes à comunicação cultural, o uso dessas tecnologias, as atitudes críticas perante a produção social da comunicação humana e o mundo tecnológico. Propiciou preparação tecnológica comunicacional, para desenvolver competências, habilidades e atitudes para viver num mundo que se informatiza cada vez mais.

Aprimorar o processo comunicacional entre os agentes da ação docente-discente e entre estes os saberes significativos da cultura e da ciência.

Isalete Moraes