CONCEITOS DE CURRICULO
Com os avanços das tecnologias estas passaram a englobar a
educação de modo sistemático no processo ensino aprendizagem de modo
potencializar mudanças na aprendizagem no ensino e na gestão em sala de aula.
Conceituando currículo é a construção social, cultural e histórica que envolve conhecimento, poder, tomada de decisão produção de identidades e de conhecimentos resultantes dos diverso processos individuais e globais de construção mentais influenciados pelas relações sociais.
Quanto as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo tem sido no sentido de trabalhar com projetos no processo ensino aprendizagem e esporadicamente no plano de aula do professor, portanto a formação inicial e continuada do professor é a melhor forma de integrar as tecnologias no currículo, o mesmo precisa de uma interação maior para aprender a lidar com as multimídias e por sua vez colocá-las em prática na sala de aula.
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo é necessário que haja mudanças na concepção de ensino aprendizagem e conseqüentemente na postura do professor, por que não basta conhecer os procedimentos e métodos para desenvolver projetos, mas a complexidade que envolve a realidade da sala de aula no contexto escolar. Entretanto, conclui-se que trabalhar com os alunos usando as multimídias é estimulante quando se prepara uma boa aula com objetivos claros há uma interação maior do aluno nas atividades propostas.
Olá Isalete,
ResponderExcluirInteressante sua reflexão, precisamos realmente fazer esta integração entre as tecnologias e o currículo. Realmente a formação é um caminho, portanto, que ela realmente faça a diferença em nós educadores e que não seja simplesmente uma informação que não provoque diferenças!!
Parabéns por seu empenho e dedicação em nosso curso!!
Mônica