Planejamento utilizando o Hipertexto

Planejamento utilizando o Hipertexto

Trabalhando As Vitaminas dos Alimentos em Inglês

Atividade de Inglês : Buscando os tipos de vitaminas encontradas nos alimentos.

Utilização do recurso tecnológico - Laboratório de Informatica do Colégio Dom Orione

Turmas : 7º anos.

Período: 22/06/2010

Atividade planejada junto com a professora Adriana M. de Sousa

Sites de busca para contextualização do assunto da unidade 4 do livro English Information.


http://www.lifeclinic.com/focus/nutrition/vitamin-a.asp

http://free-translator.imtranslator.net/speech.asp

Conteúdo:
- Textos variados informativos, propagandas sobre as vitaminas dos alimentos;
- Produção textual;
- Utilização da internet relacionando ao conteúdos.


Objetivos:
- Apresentar aos alunos textos variados como a propaganda de alimentos e suas vitaminas em inglês.
- Utilizar a ferramenta língua inglesa na produção textual, tendo como gênero a propaganda.
- Oportunizar o conhecimento dos conteúdos apresentados (como textos informativos- propaganda), utilizando o laboratório de informática.


- Promover a utilização da internet para a busca dos sites que o próprio material didático do aluno sugere, em complemento a unidade trabalhada.

Metodologia:

Para iniciar será colocado na lousa as orientações da atividade ( utilização dos sites sugeridos pela unida As orientações irão sugerir passo a passo o que os alunos farão desde sua saída em dupla para utilizar a maquina( computador), até seu manuseio durante as explicações sobre o que irão ver na internet. Logo o professor dará as orientações como clicar no navegador mozila firefox, ir até os favoritos para uma busca rápida, perceber a página em inglês, sendo que o professor fará uma leitura traduzida, de trabalhada, no caso a unidade 4 do livro English Information., no qual os alunos escreverão antes da ida ao laboratório. bem como explicações sobre o texto que tratará das vitaminas, observando ainda na página links que darão acesso a outra página de informações. Os alunos sob orientação irão abrir a página 46 do livro para compararem o site de busca sugerido pela unidade, percebendo assim que o assunto na internet é um complemento do próprio conteúdo. Por ultimo foi sugerido que os alunos anotassem o que viram na página. Tal atividade teve explorações anteriores em sala, com produção textual em sala em inglês com uso do dicionário, seguida de apresentações orais.


domingo, 28 de março de 2010

Texto tecnológico- blog

BLOG EDUCACIONAL
ISALETE MORAES DE SOUSA

A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de forma interessante diante do mundo em que vivemos. Sabe-se que os blogs apresentam características técnicas que podem ser consideradas pedagógicas, embora não tenham sido criados com este objetivo que permitam alcançar o letramento digital. È uma ferramenta considerada pedagógica podendo o professor trabalhar com aspectos educacionais interessantes como divulgação de textos, imagens, músicas, mensagens,murais virtuais, debates escritos, discussão de idéias, complementação de temas e pesquisas além de hiperlinks que tanto podem complementar o assunto em debate quanto relacionar um blog a outros blogs sobre diferentes aspectos educacionais.
Penso que a partir de agora o blog pode-se tornar um meio eficaz para o professor ou tornar-se um modismo sem uso. Para que isso não aconteça é importante que o mesmo tenha conhecimento e domínio dos recursos tecnológicos e não fique na desculpa da falta de computadores e laboratórios com internet nas escolas
comumente ouve-se comentários assim, é necessário que saiba manuseá-lo do contrário não faz nenhuma diferença em sala de aula.

Formação Continuada de Professores dos Programas Correção de Fluxo