Planejamento utilizando o Hipertexto

Planejamento utilizando o Hipertexto

Trabalhando As Vitaminas dos Alimentos em Inglês

Atividade de Inglês : Buscando os tipos de vitaminas encontradas nos alimentos.

Utilização do recurso tecnológico - Laboratório de Informatica do Colégio Dom Orione

Turmas : 7º anos.

Período: 22/06/2010

Atividade planejada junto com a professora Adriana M. de Sousa

Sites de busca para contextualização do assunto da unidade 4 do livro English Information.


http://www.lifeclinic.com/focus/nutrition/vitamin-a.asp

http://free-translator.imtranslator.net/speech.asp

Conteúdo:
- Textos variados informativos, propagandas sobre as vitaminas dos alimentos;
- Produção textual;
- Utilização da internet relacionando ao conteúdos.


Objetivos:
- Apresentar aos alunos textos variados como a propaganda de alimentos e suas vitaminas em inglês.
- Utilizar a ferramenta língua inglesa na produção textual, tendo como gênero a propaganda.
- Oportunizar o conhecimento dos conteúdos apresentados (como textos informativos- propaganda), utilizando o laboratório de informática.


- Promover a utilização da internet para a busca dos sites que o próprio material didático do aluno sugere, em complemento a unidade trabalhada.

Metodologia:

Para iniciar será colocado na lousa as orientações da atividade ( utilização dos sites sugeridos pela unida As orientações irão sugerir passo a passo o que os alunos farão desde sua saída em dupla para utilizar a maquina( computador), até seu manuseio durante as explicações sobre o que irão ver na internet. Logo o professor dará as orientações como clicar no navegador mozila firefox, ir até os favoritos para uma busca rápida, perceber a página em inglês, sendo que o professor fará uma leitura traduzida, de trabalhada, no caso a unidade 4 do livro English Information., no qual os alunos escreverão antes da ida ao laboratório. bem como explicações sobre o texto que tratará das vitaminas, observando ainda na página links que darão acesso a outra página de informações. Os alunos sob orientação irão abrir a página 46 do livro para compararem o site de busca sugerido pela unidade, percebendo assim que o assunto na internet é um complemento do próprio conteúdo. Por ultimo foi sugerido que os alunos anotassem o que viram na página. Tal atividade teve explorações anteriores em sala, com produção textual em sala em inglês com uso do dicionário, seguida de apresentações orais.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Hipertexto

O conceito hipermídia, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo Ted Nelson. Pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceito a partir de sua experiência pessoal com o seu computador nos anos 1960.
Ted Nelson foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades, a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digitalização traria para a humanidade com informações periódicas como livros, vídeos e áudios.
Segundo Laufer hipermídia é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. No hipertexto a informação é apresentada ao usuário sob forma de texto, através de uma tela do computador. O usuário pode iniciar uma leitura de forma linear, ou seja entre o inicio, meio ou fim de um texto, inclui além de textos comuns, animações e vídeos de uma forma interativa, com apenas um clicar de botão, o computador responde o caminho desejado.
Pode-se observar o hipertexto é uma ferramenta de relevância no que se refere a educação, pode impulsionar o professor e o aluno á pesquisa textual em sala de aula, é estimulante uma vez que o educando tem grandes dificuldades de leitura e escrita, é a porta da comunicação visual e verbal.