Planejamento utilizando o Hipertexto

Planejamento utilizando o Hipertexto

Trabalhando As Vitaminas dos Alimentos em Inglês

Atividade de Inglês : Buscando os tipos de vitaminas encontradas nos alimentos.

Utilização do recurso tecnológico - Laboratório de Informatica do Colégio Dom Orione

Turmas : 7º anos.

Período: 22/06/2010

Atividade planejada junto com a professora Adriana M. de Sousa

Sites de busca para contextualização do assunto da unidade 4 do livro English Information.


http://www.lifeclinic.com/focus/nutrition/vitamin-a.asp

http://free-translator.imtranslator.net/speech.asp

Conteúdo:
- Textos variados informativos, propagandas sobre as vitaminas dos alimentos;
- Produção textual;
- Utilização da internet relacionando ao conteúdos.


Objetivos:
- Apresentar aos alunos textos variados como a propaganda de alimentos e suas vitaminas em inglês.
- Utilizar a ferramenta língua inglesa na produção textual, tendo como gênero a propaganda.
- Oportunizar o conhecimento dos conteúdos apresentados (como textos informativos- propaganda), utilizando o laboratório de informática.


- Promover a utilização da internet para a busca dos sites que o próprio material didático do aluno sugere, em complemento a unidade trabalhada.

Metodologia:

Para iniciar será colocado na lousa as orientações da atividade ( utilização dos sites sugeridos pela unida As orientações irão sugerir passo a passo o que os alunos farão desde sua saída em dupla para utilizar a maquina( computador), até seu manuseio durante as explicações sobre o que irão ver na internet. Logo o professor dará as orientações como clicar no navegador mozila firefox, ir até os favoritos para uma busca rápida, perceber a página em inglês, sendo que o professor fará uma leitura traduzida, de trabalhada, no caso a unidade 4 do livro English Information., no qual os alunos escreverão antes da ida ao laboratório. bem como explicações sobre o texto que tratará das vitaminas, observando ainda na página links que darão acesso a outra página de informações. Os alunos sob orientação irão abrir a página 46 do livro para compararem o site de busca sugerido pela unidade, percebendo assim que o assunto na internet é um complemento do próprio conteúdo. Por ultimo foi sugerido que os alunos anotassem o que viram na página. Tal atividade teve explorações anteriores em sala, com produção textual em sala em inglês com uso do dicionário, seguida de apresentações orais.


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz

A aprendizagem continuada atualmente é sinônimo de informação e atualização profissional, deve ser defendida com muita ênfase e qualidade. A vida profissional hoje da cada pessoa depende de uma boa formação, pois a vida é uma constante aprendizagem. Os anos passam porém precisa- se aprender mais e inovar seja sua prática pedagógica, seja a vida cotidiana, é uma exigência estar em sintonia com a evolução tecnológica e o mundo globalizado.

Sabe-se que a vida é motivada desde a infância a aprendizagem e esta nunca pode ser deixada de lado, por que aprender e ensinar é um desafio para as pessoas até pela questão do comodismo ou insegurança, sempre pensamos ou achamos que não precisamos mais aprender, mais no mundo globalizando que vivemos passou ser uma necessidade, até pela permanência no próprio trabalho. De acordo com o tema proposto, como professora a cada dia tento melhorar minha prática pedagógica em sala de aula como professora, gosta de estar atualizada e informada, pois entendo que a formação continuada em serviço é um mal necessário, até por que o aluno de hoje tem caráter tecnológico, se o professor não se atualizar não tem como melhorar sua prática pedagógica. E como aprendiz é mais uma oportunidade de aprender a fazer usando a tecnologia como uma ferramenta indispensável no trabalho cotidiano escolar, pois acredito numa interação e motivação entre professor e aluno que é o alvo principal.

Haja visto é importante as mudanças, porém os currículos das escolas precisam mudar e inovar e não só agregar novas disciplinas ou conteúdos, mais o aprender a fazer, dessa forma entende-se que melhora tanto a auto estima do professor como do aluno, penso que é o caminho da qualidade do ensino, pode fluir com mais clareza e assim teremos resultado satisfatórios no ensino de modo geral. Por outro lado não podemos ter a tecnologia como modismo e sim como melhoria da qualidade do ensino.